Pular para o conteúdo principal

Especialista militar revela segredo do submarino russo Belgorod que impressionou Ocidente

Submarino russo Belgorod, lançado à água em 23 de abril de 2019 ano
© Sputnik/ Pavel Lvov

As imagens recentemente divulgadas do novíssimo submarino russo Belgorod causaram furor nos EUA e na Europa. Apesar de que suas caraterísticas técnicas se mantêm em segredo, o analista militar russo explicou qual é sua peculiaridade principal.

Várias mídias estadunidenses e alemãs ficaram muito impressionadas com o novíssimo submarino russo Belgorod, lançado à água no dia 23 de abril, destacando suas grandes dimensões e capacidade de realizar missões especiais completamente em segredo e portando drones Poseidon.

Em entrevista à Agência Federal de Notícias russa, o analista militar do diário Komsomolskaya Pravda, Viktor Baranets, comentou que os EUA ainda desconhecem várias características do submarino.

"A criação de projetos de hélices marítimas é uma das tecnologias mais interessantes e frequentemente mais secretas no mundo. Já por muitas décadas que o Ocidente tenta criar hélices marítimas que permitam a um submarino se deslocar rapidamente e produzir o mínimo de ruído", afirmou o especialista.

Entretanto, ele destacou que "essa questão fundamental foi resolvida pelos engenheiros do Belgorod".
Além disso, o especialista apontou para outra vantagem muito importante do novo submarino.

"Os americanos estão preocupados que o nosso submarino seja silencioso, e visto que ele é portador de [drones] Poseidon, eles [os militares americanos] não conseguirão detectar o Belgorod debaixo d'água por seu nível de ruído, o que é vital para a localização do alvo e início do combate real", adicionou.

Ademais, o analista militar indicou que o novíssimo submarino russo supera as capacidades técnicas de outros submarinos. Em particular, ele é capaz de alcançar velocidades de mais de 30 nós (56 quilômetros por hora), enquanto os submarinos comuns desenvolvem velocidades de 25-27 nós (46-50 quilômetros por hora).

Além disso, os engenheiros russos desenvolveram sistemas hidroacústicos avançados que são superiores aos modelos anteriores. "Isso significa que nossos ouvidos e olhos ouvem e veem muito mais longe que os do adversário. Esse é um elemento importante para a vitória na guerra submarina", concluiu.

Vladimir Putin anunciou pela primeira vez o desenvolvimento de um drone nuclear promissor, o Poseidon, no ano passado. Segundo o presidente, esses drones podem ser equipados com ogivas convencionais ou nucleares, o que lhes permitirá atingir uma ampla gama de alvos, incluindo grupos de porta-aviões, fortificações costeiras e infraestruturas. O portador experimental do sistema é o submarino Belgorod, um projeto modificado do submarino nuclear polivalente 949A Antey (análogo ao submarino Kursk) com o código 09852.

Sputnik

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Três regimentos de caças Su-57 serão o bastante para Rússia concorrer com F-22?

CC BY-SA 3.0 / Alex Beltyukov / Sukhoi T-50 Na próxima década a Rússia irá receber três regimentos aéreos dotados de caças de quinta geração Su-57, quase 80 aeronaves. A decisão de acelerar a produção foi tomada na reunião dedicada ao desenvolvimento da indústria de defesa atendida pelo presidente russo Vladimir Putin. O material da Sputnik aborda as razões dessa decisão e as perspectivas do projeto em comparação com os análogos estrangeiros. Estava programado que até 2027 a Força Aérea da Rússia receberia 16 caças Su-57. Contudo, o presidente da Rússia Vladimir Putin, durante a reunião dedicada ao desenvolvimento da indústria de defesa que teve lugar em Sochi, anunciou que no futuro próximo as Forças Armadas receberiam 76 aeronaves equipadas com meios de ataque modernos e que ao mesmo tempo a infraestrutura também seria adaptada para os caças. Vale ressaltar que, graças à redução do custo de produção e à otimização, a aquisição não afetará o orçamento. Em resultado dessas medidas, ...