Pular para o conteúdo principal

Especialista indica fatores que permitem os S-400 superar defesa americana

Complexos S-400 Triumph lançam mísseis durante treinamentos da Força Aeroespacial da Rússia
© Sputnik / Ruslan Krivobok

Os sistemas de defesa antiaérea russos S-400 superam os equipamentos similares fabricados pelos Estados Unidos. Especialista russo explica todos os aspectos em detalhe.

Para o cientista político Dmitry Mikheev, uma das principais vantagens do S-400 russo é a capacidade de manobra.

"O S-400 é o melhor sistema do mundo, mas agora o S-500 está surgindo, e assim por diante. Os sistemas americanos têm uma séria desvantagem: disparam em uma direção e, para disparar noutra, têm que dar uma virada. Enquanto os nossos são acionados e podem logo manobrar", declarou ao canal russo Zvezda.

Ao mesmo tempo, o especialista acrescentou que os sistemas russos também atingem velocidades mais altas e podem ser lançados mais rapidamente.

"Isso é muito importante porque ganhar alguns minutos pode ser crucial", assegura.

Recentemente, no início de março, os novos sistemas de defesa aérea S-400 Triumph entraram em funcionamento na província russa de Kaliningrado, no noroeste da Rússia.

Os mísseis S-400 chegaram a Kaliningrado — um estratégico enclave russo entre a Polônia e a Lituânia — vindos do polígono de Kapustin Yar, onde se realizaram vários treinamentos.

O sistema antiaéreo S-400 Triumph (SA-21 Growler na classificação da OTAN) é capaz de derrubar aparelhos aéreos de tecnologia furtiva, mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos táticos e tático-operacionais. Os mísseis interceptores terra-ar S-400 têm um alcance de até 400 quilômetros e são duas vezes mais eficazes que seus antecessores.

O sistema S-400 Triumph é um sistema de mísseis de defesa antiaérea capaz de eliminar alvos aéreos furtivos, mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos, inclusive de médio alcance, podendo também ser usado contra alvos terrestres.

Além disso, o S-400 possui um alcance de engajamento até 600 km, sendo capaz de atingir alvos em altitudes de até 30 km. Um regimento de lançadores de mísseis S-400 é composto por 16 lançadores múltiplos com quatro mísseis cada um.

Fonte Sputnik

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Três regimentos de caças Su-57 serão o bastante para Rússia concorrer com F-22?

CC BY-SA 3.0 / Alex Beltyukov / Sukhoi T-50 Na próxima década a Rússia irá receber três regimentos aéreos dotados de caças de quinta geração Su-57, quase 80 aeronaves. A decisão de acelerar a produção foi tomada na reunião dedicada ao desenvolvimento da indústria de defesa atendida pelo presidente russo Vladimir Putin. O material da Sputnik aborda as razões dessa decisão e as perspectivas do projeto em comparação com os análogos estrangeiros. Estava programado que até 2027 a Força Aérea da Rússia receberia 16 caças Su-57. Contudo, o presidente da Rússia Vladimir Putin, durante a reunião dedicada ao desenvolvimento da indústria de defesa que teve lugar em Sochi, anunciou que no futuro próximo as Forças Armadas receberiam 76 aeronaves equipadas com meios de ataque modernos e que ao mesmo tempo a infraestrutura também seria adaptada para os caças. Vale ressaltar que, graças à redução do custo de produção e à otimização, a aquisição não afetará o orçamento. Em resultado dessas medidas, ...