Pular para o conteúdo principal

Bombardeiro estratégico Tu-95

Bombardeiro estratégico russo Tu-95

O bombardeiro estratégico soviético russo Tupolev Tu-95 (Bear, segundo a classificação da OTAN) realizou seu primeiro voo em 1952. Até agora, é considerado o único bombardeiro no mundo de produção em série e portador de mísseis com motor dotado de hélices.

Na época da Guerra Fria a aeronave simbolizava a paridade militar e estratégica da URSS. O Tu-95 permanece no serviço ativo como portador de mísseis de cruzeiro, incluindo Kh-101, graças ao menor gasto de combustível em comparação com aviões reativos. Além disso, as características furtivas do Tu-95, tornam-no praticamente invisível para satélites SBIRS, capazes de vigiar bombardeiros estratégicos de grande porte.

Fonte Sputnik

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Três regimentos de caças Su-57 serão o bastante para Rússia concorrer com F-22?

CC BY-SA 3.0 / Alex Beltyukov / Sukhoi T-50 Na próxima década a Rússia irá receber três regimentos aéreos dotados de caças de quinta geração Su-57, quase 80 aeronaves. A decisão de acelerar a produção foi tomada na reunião dedicada ao desenvolvimento da indústria de defesa atendida pelo presidente russo Vladimir Putin. O material da Sputnik aborda as razões dessa decisão e as perspectivas do projeto em comparação com os análogos estrangeiros. Estava programado que até 2027 a Força Aérea da Rússia receberia 16 caças Su-57. Contudo, o presidente da Rússia Vladimir Putin, durante a reunião dedicada ao desenvolvimento da indústria de defesa que teve lugar em Sochi, anunciou que no futuro próximo as Forças Armadas receberiam 76 aeronaves equipadas com meios de ataque modernos e que ao mesmo tempo a infraestrutura também seria adaptada para os caças. Vale ressaltar que, graças à redução do custo de produção e à otimização, a aquisição não afetará o orçamento. Em resultado dessas medidas, ...